quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Por estas fotos, indenização de... US$ 1 milhão?

As fotos de um milhão de dólares?

Em agosto do ano passado, o fotógrafo Allen Henson tirou as fotos acima - uma modelo, de topless, no famoso observatório do 86º andar do Empire State Building. Parte de um experimento social que Henson tem realizado desde maio do ano passado - quando ficou sabendo de um memorando que proibia a polícia nova-iorquina de deter mulheres por fazer topless - as fotos agora viraram o centro de uma polêmica envolvendo os donos do Empire State: Henson está sendo processado por danos no valor de um milhão de dólares.

O motivo? Henson fez as fotos sem permissão e sem reserva, e por causa disso, o Empire State não pode mais garantir "um ambiente seguro para a família". Alguém consegue acreditar nessa explicação? Segundo os donos, a preocupação é que possam perder visitantes devido a viralização da imagem. Agora eu pergunto: que pessoa racional decidiria não ir ao observatório do Empire State Building - um dos pontos mais famosos de NY - porque "uma vez, um fotografo tirou uma foto de celular de uma modelo de topless"?

A única maneira que consigo ver para justificar essa desculpa para o processo do Empire State - ou melhor, para a extorsão - é a longa tradição ocidental de tratar o corpo feminino como algo vergonhoso, tratar sexualidade como algo vergonhoso, e tratar o seio como algo... sujo. Parte da acusação foi de que crianças seriam ofendidas por isso - e aí tenho duas coisas a  dizer. A primeira é que não é como se crianças nunca tivessem visto um peito antes - sabe, a não ser que você seja uma mãe muito estranha, elas mamaram em algum ponto! E a segunda e mais importante: elas só serão traumatizadas e chocadas por um seio, se vocês, pais, incutirem nela a ideia de que aquilo é algo sujo, feio, pecaminoso, e etc. A maior causa de traumas e choques com o mundo a seu redor é como os pais descrevem o mundo, afinal.

Não consigo ver justificativa para a ação dos donos do Empire State Building, exceto como uma tentativa de tirar uma grana rápida e se pintar de protetor da moral de dos bons costumes junto ao eleitorado republicano - aquele que se escandaliza até com alguém falar feliz festas ao invés de feliz natal, e que está plenamente convencido de que há uma ditadura gay na rede pública de ensino... Uhmm... até parece um eleitorado que eu conheço...

Nenhum comentário:

Postar um comentário