sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Para proteger as crianças, pedófilos armados


Ao final do ano passado, após a tragédia de Sandy Hook, várias ideias desesperadas e mal pensadas para "garantir a segurança das escolas" pipocaram através dos EUA - nenhuma mais absurda do que a sugestão do presidente da NRA (Nacional Rifle Association), Wayne LaPierre, de por guardas armados em todas as escolas. Pior: usar de voluntários civis, sem treinamento adequado, para essa função. O disparate ficou ainda maior graças ao infame xerife do condado de Maricopa, Arizona, Joe Arpaio (Rep-AZ) - O auto-entitulado "xerife mais durão dos EUA", e definido pelo New York Times como "O pior xerife dos EUA" - que reuniu uma equipe de 3,500 voluntários para "patrulhar as escolas" do Arizona - 600 deles armados.


Sem aviso e com pouquíssimo planejamento, a "posse" de Arpaio já estava em patrulha desde dezembro do ano passado, sob o treinamento intensivo do ator Steven Seagal. O ultimo "exercício de treinamento" sob a tutela do astro fracassado foi alvo de pesadas críticas por parte da população local - mas isso não refreou a dupla Arpaio e Seagal, ambos infames pelo ego inflado e a falta de ligação com a realidade de seus cargos. Agindo como se estivesse acima da lei, o bando armado de Arpaio já faz "policiamento voluntário" contra Imigrantes (ilegais ou não) desde o primeiro mandato do xerife, em 1992.

O plano "genial" de Arpaio sofre de um outro problema maior: segundo uma emissora local, a KPHO, cerca de 2.000 dos "recrutas" do xerife tem passagem pela polícia, por dezenas de crimes diferentes - incluindo vários casos de abuso sexual de menores, agressões, uso e venda de entorpecentes e abuso doméstico. É isso mesmo: o plano de Arpaio para "proteger as crianças" envolve colocar pedófilos armados nas escolas - brilhante, não?

Para "defender" os estudantes de Maricopa da remota possibilidade de um atirador ensandecido - crise para a qual 600 atiradores mal preparados podem ser um perigo adicional - Arpaio se mostra disposto a dar poder irrestrito a abusadores de crianças e colocar os mesmos armados dentro das escolas. Para cada "tiroteio em potencial" - estatística absurda existente apenas nos delírios tresloucados de pretensos heróis, em vista da imprevisibilidade de tal evento - impedido, o xerife escancarou as portas para dezenas de casos de  jovens violentados e molestados.

Não a toa, em vista que ele vê como sendo aceitável a ideia de colocar um homem como Dominic Boulter, condenado em 2005 por abusar sexualmente de menores, armado dentro das escolas. Ou o caso de Jacob Cuttler, parte da posse de Arpaio, e acusado de violentar sexualmente a namorada em 2008 - a época, durante a agressão, ameaçou chamar a polícia caso ela resistisse - afinal, ele era da tropa do xerife.

Tanto Arpaio quanto Seagal são notórios por declarações absurdas - embora seja xerife em um pequeno condado do Arizona, Arpaio se dedica desde 2009 a comprovar a insana hipótese conspiratória de que o presidente dos EUA Barack Obama teria nascido no Quênia. Forte ativista contra a "ameaça" dos imigrantes ilegais, sob seu comando o distrito de Maricopa investiu mais em batidas em bairros latinos e em blitz para deter motoristas negros e latinos do que na investigação de crimes - entre 2004 e 2007, mais de 400 casos de estupro foram ignorados pela força policial em Maricopa - Supostamente, por que o distrito estaria sobre carregado de casos "mais importantes".

Sedento por atenção, Arpaio chegou ao ponto de forjar uma tentativa de assassinato contra si próprio em 1999, com a prisão do estudante James Saville, então de 18 anos, pela posse de explosivos que seriam usados para matar o republicano. Saville foi escolhido como bode-expiatório, um joão ninguém descartável, enquanto os policiais responsáveis pela prisão fabricaram os explosivos a mando do "durão" como parte de uma jogada publicitária. Além disso, repetidas vezes usou da sua autoridade para prender ou tentar prender candidatos de oposição a cadeira de xerife em Maricopa. Por essas e outras, Arpaio se encontra sob investigações e processos judiciais por parte da American Civil Liberties Union, Anti-Defamation League e o American Jewish Comitee.

Já Seagal, um ator de pouco sucesso e muito ego, afirma ter "centenas de milhares, se não milhões" de horas de treinamento com armas de fogo - total que só alcançaria se treinasse ininterruptamente desde os 10 anos, na melhor das hipóteses. Entre os delírios de grandeza de Seagal, incluem-se treinar Anderson Silva e Lyoto Machida, ser um especialista em espadas "consultado por museus no Japão", ser a reincarnação de um sábio budista, ter sido amigo pessoal (e um dos mentores) de Bruce Lee - que faleceu quando Seagal tinha 21 anos e não era sequer conhecido como instrutor de Aikido - e no caso mais estapafúrdio, ser clarividente, um curandeiro e DEUS. 

Enquanto isso no mundo real, Seagal acumula processos por violência doméstica, se passar por policiais, agressões e ameaças, e abuso de autoridade - desde 2005, o fracassado astro de filmes de ação é xerife-assistente na Louisiana. Em 2010, enquanto o Arts&Entertainment produzia o "reality" show Steven Seagal: Lawman, o mesmo quase perdia seu cargo como "homem da lei" ao enfrentar um processo por tráfico sexual - o caso foi arquivado após uma campanha do assistente de xerife para marcar a clamante, Kayden Nguyen, como uma "ex-empregada raivosa, viciada em drogas e sem noções da realidade".

Organizações como a NRA e National Gun Owners Association, juntamente com fanáticos como Arpaio e Seagal clamam estar "lutando pela segurança das crianças do país" e "pelas liberdades garantidas pela constituição" - particularmente a segunda emenda da constituição americana.

"A well regulated militia being necessary to the security of a free state, the right of the people to keep and bear arms shall not be infringed"
Guardas armados para "evitar um estado policial" - a hipocrisia
da NRA - Arte de Kevin Strier.
Curiosamente para defender este artigo da constituição, LaPierre e Arpaio parecem prontos para tornar os EUA um estado policial (mas mantido por milicianos com pouco ou nenhum treinamento), colocando guardas armados em todos os cantos - além de escolas, a NRA sugeriu "voluntários armados" em cinemas, hospitais, shoppings e universidades. Uma bomba relógio pronta a estourar no primeiro sinal de crise - não bastasse a ameaça representada por um atirador tresloucado, agora se adiciona o perigo adicional de "bravos voluntários" a paisana abrindo fogo, sem saber quem é o atirador. Um repeteco do OK Corral esperando para acontecer.  Por outro lado, a entidade defende um "registro nacional" de pacientes psiquiátricos, para que "as pessoas possam saber onde estão as ameaças" - ou seja, estigmatizar ainda mais uma população que já é excluída.

Não apenas isso, em defesa da constituição a NRA se demonstrou abertamente disposta a jogar o resto da constituição no lixo, em especial a primeira emenda da constituição: o mesmo grupo que milita fortemente pela posse e uso irrestrito de armas de fogo, faz lobby a favor da censura prévia de filmes e jogos, além de ter com sucesso durante o governo Bush restringido a liberdade para pesquisas relacionadas a violência com armas de fogo. Alegando ser "impossível" impedir que os "caras maus" consigam armas, a NRA se poem a favor de reduzir as medidas legais para dificultar o acesso de criminosos condenados a material bélico - chegando ao ponto de defender o "direito" de terroristas procurados de comprarem armas, e se opondo a tentativas de barrar o comércio ilegal de armas de fogo.

Agora, o plano de mestre de LaPierre se coloca em prática no Arizona, frente a lógica absurda de que o único método de deter "os caras maus com armas" é "com caras bons com armas" - em seu maniqueísmo simplista e defendendo a violência como solução para violência, já em si um engano. Mas ainda pior quando se leva em conta que os "caras bons" nesse caso são um xerife com delírios de grandeza, um astro fracassado cujo ego dá inveja a Charlie Sheen e uma tropa de criminosos e molestadores dotados de "poder absoluto" pelo xerife corrupto. Me pergunto se a solução de Arpaio e LaPierre para um incêndio seria por mais fogo na casa.

Mas é claro, a NRA não trabalha para a população, ou sequer para os donos de armas - os métodos de LaPierre servem um mestre claro: a industria de armas, que quer uma população amedrontada e armada, a fim de garantir lucros cada vez maiores. E o que vai acontecer quando um dos "bravos voluntários" de Maricopa atirar no cara errado? Ou quando alguém como Boulter usar da autoridade nele investida pelo xerife para molestar adolescentes - ou pior, usar da sua posição como  "o cara bom com uma arma" para obter "consentimento"? Espero que não chegue a tal ponto - e que o Brasil não se enrede pelo mesmo caminho.

2 comentários:

  1. Exatamente! "Único método de deter os caras maus com armas é com caras bons com armas." - Tenho visto muita gente falando isso por aqui também. O que é uma lógica imbecil demais. Afinal, quem é capaz de definir quem é bom e quem é mau? Sob que perspectiva é feito esse julgamento?

    Que beleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Negócio é que TODO MUNDO se acha o "cara bom" - alguém realmente acredita que alguém sai de casa pensando "hahahahahhahha, vou fazer maldade"? Especialmente o tipo de maluco que faz esses massacres: todos eles se acham o herói, dando a "dura mensagem" que o mundo precisa, se vingando dos seus algozes, ou eliminando "os maus".

      Excluir